Sites são bloqueados no SonicWALL com a mensagem: sonicwall unable to contact content filter server

Este problema ocorre quando o SonicWALL perde o contato com o servidor do content filter. A mensagem que indica este problema é apresentada ao usuário no navegador:

sonicwall unable to contact content filter server

É possível verificar o problema no menu System -> Diagnóstics, escolhendo a ferramenta Check Network Settings em Diagnostics Tool.

Será exibida uma lista com alguns testes possíveis, clique sobre o botão Test do item Content Filter, dessa forma será possível identificar se o recurso está ou não acessível. A mensagem de retorno quando o Content Filter está operando normalmente é: Server is ready. Qualquer outra mensagem indica falha.

Confirmada a falha, é possível alterar a configuração do Content Filter para permitir acesso a qualquer site quando o mesmo estiver inacessível.

Acesse o menu Security Services -> Content Filter e em seguida clique sobre o botão Configure, que fica em frente a opção Content Filter Service.

Será aberta uma nova janela de configuração do Content Filter, escolha a opção Allow traffic to all Web sites e clique sobre o botão OK. Assim, quando o Content Filter falhar por qualquer motivo o acesso ficará liberado a qualquer site para todos os usuários.

Recomendo esta medida apenas como solução paliativa para quando ocorrerem falhas no acesso ao Content Filter e seja realmente necessário permitir acesso à Internet para a rede interna. Estas falhas são raras e geralmente duram pouco tempo então na maioria das vezes é possível aguardar o retorno do serviço sem maiores problemas.

Sendo assim recomendo que, logo que o serviço do Content Filter esteja disponível, realize o procedimento para que os sites fiquem bloqueados quando houver problemas no Content Filter, selecionando a opção Block traffic to all Web sites.