Diagnosticar Problemas de Conexão com a Internet

Esta dica irá ajudá-los a diagnosticar problemas de conexão com a Internet. Oriente-se pelo diagrama a seguir para identificar os pontos críticos que devem ser testados em sua rede possibilitando identificar em qual local o problema pode estar ocorrendo.

diagrama_de_rede

 

De acordo com o diagrama identificamos o seguinte:

Rede Interna: 192.168.0.x
Gateway da Rede: 192.168.0.1
IP Público do Firewall: 189.100.100.2
Gateway do Firewall: 189.100.100.1
WAN do Roteador de Internet: 200.200.200.1

Para facilitar o diagnóstico vamos dividir a rede em partes.

O primeiro teste que deve ser feito serve para identificar se a rede local está funcionando. Para realizar este procedimento é necessário executar o comando ping informando como parâmetro um endereço da sua rede local.

ping 192.68.0.3

Se você obtiver resposta do endereço significa que sua rede local está funcionando, então pode passar para o próximo passo de identificação. Caso contrário você pode ter algum problema na rede interna e deve ser resolvido antes de avançar.

Após certificar que tudo está funcionando perfeitamente na rede interna vamos seguir para o próximo passo que é identificar se há comunicação de rede com o firewall. Execute o comando ping informando o IP do firewall, que é o gateway da sua rede local.

ping 192.168.0.1

Caso o comando responda normalmente você pode passar para o próximo passo pois está tudo certo com a conexão entre o firewall e a rede local. Caso contrário você deve identificar o problema que pode ser:

  • Firewall desligado ou travado (reiniciar)
  • Conflito de IP
  • Problema no cabo de rede
  • Problema na placa de rede

Após certificar que tudo está funcionando na comunicação entre o Firewall e a Rede Local podemos seguir para o próximo passo que é identificar se há comunicação entre o firewall e o roteador. Para realizar este teste é necessário pingar o IP da Interface LAN do Roteador, que é o mesmo IP Gateway do Firewall, em nosso caso 189.100.100.1

ping 189.100.100.1

Caso o comando responda normalmente é porque está tudo certo com esta conexão e você pode passar para o próximo passo. Em caso negativo será necessário identificar problemas nos seguintes itens:

  • Roteador desligado ou travado
  • Problema com o cabo de rede
  • Problema com a placa de rede do Firewall
  • Problema com a interface de rede do Roteador

Após certificar que tudo está funcionando na comunicação entre o Firewall e o Roteador podemos seguir para o próximo passo que será identificar se há conexão com a Internet. Para realizar este procedimento devemos pingar algum IP Público da Internet. Para este teste podemos utilizar o IP de DNS do Google por exemplo.

ping 8.8.8.8

Caso o endereço responda está tudo certo com a conexão de Internet e você pode passar para o próximo passo. Em caso negativo sua rede está sem comunicação com a Internet e neste caso é necessário entrar em contato com o Provedor para que ele identifique e resolva o problema de conexão.

Se até agora todos os testes funcionaram sem problema pode então estar ocorrendo um erro de resolução de nomes. Para verificar devemos executar o comando ping informando um nome de host no lugar de um endereço IP. Para este exemplo podemos usar o endereço do google, uol, terra, etc.

ping www.uol.com.br
ping www.google.com
ping www.terra.com.br

Se o comando conseguir encontrar o endereço IP do host indicará que também está tudo certo com o DNS utilizado. E neste caso é improvável que a Internet não esteja funcionando. Neste caso pode ser verificado o processo squid, caso o firewall seja Linux ou pfSense.

Se o comando não conseguir encontrar o endereço IP do host, então você deve ter algum problema com o servidor de DNS que está utilizando em sua configuração de rede.

Se mesmo depois de todos estes teste a conexão com a Internet ainda não funcionar então é necessário entrar em contato com o suporte.