Esta dica irá ajudá-los a diagnosticar problemas de conexão com a Internet. Oriente-se pelo diagrama a seguir para identificar os pontos críticos que devem ser testados em sua rede possibilitando identificar em qual local o problema pode estar ocorrendo.
De acordo com o diagrama identificamos o seguinte:
Rede Interna: 192.168.0.x
Gateway da Rede: 192.168.0.1
IP Público do Firewall: 189.100.100.2
Gateway do Firewall: 189.100.100.1
WAN do Roteador de Internet: 200.200.200.1
Para facilitar o diagnóstico vamos dividir a rede em partes.
O primeiro teste que deve ser feito serve para identificar se a rede local está funcionando. Para realizar este procedimento é necessário executar o comando ping informando como parâmetro um endereço da sua rede local.
ping 192.68.0.3
Se você obtiver resposta do endereço significa que sua rede local está funcionando, então pode passar para o próximo passo de identificação. Caso contrário você pode ter algum problema na rede interna e deve ser resolvido antes de avançar.
Após certificar que tudo está funcionando perfeitamente na rede interna vamos seguir para o próximo passo que é identificar se há comunicação de rede com o firewall. Execute o comando ping informando o IP do firewall, que é o gateway da sua rede local.
ping 192.168.0.1
Caso o comando responda normalmente você pode passar para o próximo passo pois está tudo certo com a conexão entre o firewall e a rede local. Caso contrário você deve identificar o problema que pode ser:
- Firewall desligado ou travado (reiniciar)
- Conflito de IP
- Problema no cabo de rede
- Problema na placa de rede
Após certificar que tudo está funcionando na comunicação entre o Firewall e a Rede Local podemos seguir para o próximo passo que é identificar se há comunicação entre o firewall e o roteador. Para realizar este teste é necessário pingar o IP da Interface LAN do Roteador, que é o mesmo IP Gateway do Firewall, em nosso caso 189.100.100.1
ping 189.100.100.1
Caso o comando responda normalmente é porque está tudo certo com esta conexão e você pode passar para o próximo passo. Em caso negativo será necessário identificar problemas nos seguintes itens:
- Roteador desligado ou travado
- Problema com o cabo de rede
- Problema com a placa de rede do Firewall
- Problema com a interface de rede do Roteador
Após certificar que tudo está funcionando na comunicação entre o Firewall e o Roteador podemos seguir para o próximo passo que será identificar se há conexão com a Internet. Para realizar este procedimento devemos pingar algum IP Público da Internet. Para este teste podemos utilizar o IP de DNS do Google por exemplo.
ping 8.8.8.8
Caso o endereço responda está tudo certo com a conexão de Internet e você pode passar para o próximo passo. Em caso negativo sua rede está sem comunicação com a Internet e neste caso é necessário entrar em contato com o Provedor para que ele identifique e resolva o problema de conexão.
Se até agora todos os testes funcionaram sem problema pode então estar ocorrendo um erro de resolução de nomes. Para verificar devemos executar o comando ping informando um nome de host no lugar de um endereço IP. Para este exemplo podemos usar o endereço do google, uol, terra, etc.
ping www.uol.com.br
ping www.google.com
ping www.terra.com.br
Se o comando conseguir encontrar o endereço IP do host indicará que também está tudo certo com o DNS utilizado. E neste caso é improvável que a Internet não esteja funcionando. Neste caso pode ser verificado o processo squid, caso o firewall seja Linux ou pfSense.
Se o comando não conseguir encontrar o endereço IP do host, então você deve ter algum problema com o servidor de DNS que está utilizando em sua configuração de rede.
Se mesmo depois de todos estes teste a conexão com a Internet ainda não funcionar então é necessário entrar em contato com o suporte.