Carteira Fatorial Agressiva

A Carteira Fatorial Agressiva é um investimento em renda variável, especificamente em ações, que consiste em seguir a recomendação do algoritmo quantitativo, carregando a posição em médio prazo (1 mês ou mais). Todos os meses o algoritmo irá gerar uma lista de ativos para investimento. Esses ativos podem ser diferentes dos ativos recomendados do mês anterior ou conter apenas algumas alterações. O investidor deverá, então, a cada mês, realizar a venda e compra de ativos para readequar a carteira, distribuindo o capital designado para este investimento igualmente entre os ativos.

Perfil de investidor

Para investimento nesta carteira, recomendamos que o investidor tenha perfil agressivo.

Objetivo

O algoritmo quantitativo da Carteira Fatorial Agressiva busca identificar empresas, SMALL e MICRO CAPS, que tem grandes possibilidades de valorização no curto prazo, utilizando fatores que identificam se a empresa está sendo negociada a valores baixos em relação ao seu patrimônio e que estão performando melhor que o índice de mercado. Nosso algoritmo quantitativo busca ações com este padrão analisando indicadores fundamentalistas utilizando as cotações mensais das ações. O investimento nesta carteira tem como objetivo obter rendimentos superiores ao IBOVESPA no longo prazo. Os fatores fundamentalistas usados nesta carteira são:

• Fator de Valor (P/VP)

• Retorno da ação x Retorno IBOV (no período)

Retorno da Carteira

O estudo em backtest da carteira ao longo de 10 anos indica o retorno aproximado de 69% ao ano. Em períodos de Bear Market (mercado de baixa) a carteira, como segue a estratégia Long (comprada apenas) tem grande probabilidade de obter retornos negativos. No entanto, este retorno é fortemente compensado quando o mercado entre em Bull Market (mercado de alta). A imagem abaixo demonstra o retorno da carteira ao longo do período estudado através de simulação em backtest.

O estudo demonstra o comportamento da carteira ao longo do tempo em relação ao índice de mercado IBOVESPA e ao investimento livre de risco baseado na taxa do CDI. Apesar de os estudos indicarem o rendimento positivo da carteira, é importante que o investidor tenha em mente que não há nenhuma garantia de rendimentos futuros. Não estão incluídos neste estudo os recebimentos de proventos e os custos envolvidos com a compra e venda dos ativos como taxas de corretagem, taxas da bolsa e impostos.

Riscos

O investimento em renda variável é altamente arriscado, pois os ativos podem oscilar positivamente e negativamente. O investidor que decidir investir nesta carteira deve estar atendo para a possibilidade de que o investimento possa passar por períodos de decréscimo. Por isso, é importante fazer o gerenciamento de risco, investindo na carteira apenas uma parcela pequena do patrimônio.

Conheça nossas outras carteiras: Carteira Fatorial Equilibrada, Carteira Fatorial Quantitativa

Contato

Entre em contato para mais informações sobre a carteira de investimentos e onde realizar investimentos baseado na recomendação do algorítimo clicando aqui.

Rodrigo Tomazini
Analista CNPI-P